sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dicas para cuidar bem do motor de seu carro

      A moderna tecnologia deixa os motores cada vez mais resistentes ao descaso de motoristas relaxados que não cuidam de uma das partes mais importantes do carro. O motor do carro zero sai da fábrica pronto para ser usado, isto é, não precisa ser amaciado, ao contrário dos retificados. Atualmente, com as centrais eletrônicas e sensores, basta você seguir algumas regras simples para não ter dor de cabeça. Saiba que sair acelerando logo nos primeiros quilômetros para evitar que o carro zero fique “amarrado” não desenvolve o máximo de potência e torque. O bloco pode durar mais de 240.000 km, se alguns cuidados forem tomados.

      Veja alguns conselhos e dicas para cuidar bem do motor do seu carro:
· Evite acelerar o carro imediatamente depois de dar a partida ou quando for desligar.
· Troque o óleo nas quilometragens indicadas pelo fabricante.
· Não deixe de fazer as revisões periódicas.
· Use sempre combustível de qualidade.
· Se o seu carro for “flex”, mantenha o tanquinho do motor sempre abastecido e, de vez em quando, abasteça com gasolina.
· Confira, no mínimo uma vez por semana, o nível do óleo do reservatório de arrefecimento do motor.
· Siga rigorosamente o que a montadora recomenda no Manual do Proprietário.
      Hoje em dia, os processos de produção são digitalizados, a manufatura é feita por robôs e os materiais dos componentes evoluíram, o que tornou desnecessária a prática de amaciar o motor. Os motores são testados até 240.000 km. Isso não quer dizer que, depois desta quilometragem, eles acabam. Hoje, existem veículos com 300 mil, 350 mil km rodando perfeitamente.
      No caso dos motores retificados, as regras são outras. Os blocos refeitos precisam passar por um processo de amaciamento. Sendo o processo de usinagem mais artesanal, os componentes demoram um pouco mais para se encaixarem. Nos primeiros 1.500 km você deve evitar longos períodos de marcha lenta e acelerações excessivas, levando as rotações ao limite. As pessoas têm mania de ligar o carro pela manhã e deixá-lo esquentando. Isso não deve ser feito. Também não se deve acelerar o carro na saída da retífica. É preciso achar um meio termo, com variação das rotações. Um motor retificado que não é amaciado corretamente deixa folga nas peças e provoca, por exemplo, o consumo mais elevado de fluídos.
      Se o serviço for de qualidade, um bloco retificado dura, pelo menos, 80% da quilometragem de um motor novo. É preciso seguir os mesmos padrões de um motor zero: levar o veículo às revisões periódicas, usar sempre combustível de qualidade, aditivos e sempre trocar o óleo nos períodos corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário