quinta-feira, 21 de junho de 2012

Com o frio o carro também precisa de alguns cuidados.


      O inverno está chegando e, nas baixas temperaturas, os carros precisam de alguns cuidados especiais para terem bom funcionamento. Por isso, listamos algumas dicas simples para que o seu veículo não cause transtornos nos dias mais frios. Quem roda com os carros bicombustíveis e opta pelo álcool (tanque com mais da metade do álcool), deve manter o reservatório de gasolina (ao lado do motor) sempre cheio para que o carro tenha mais facilidade no momento da partida. Além de cheio, é importante que o reservatório sempre esteja limpo, já que muitas vezes o compartimento junta muito pó e esse cuidado se torna necessário.
      Como aqui o frio é intenso, é importante verificar a quantidade de aditivo no sistema de arrefecimento, além de, em alguns casos, realizar a limpeza quando todo o líquido do radiador é esgotado e depois completar com a adição de novo fluído. Nesse trabalho, verifica-se a existência de possíveis vazamentos que podem comprometer a vida útil do motor. A recomendação é que se faça essa limpeza total a cada dois anos. Quem quiser, pode adicionar anticongelantes em qualquer automóvel, independente do tipo de combustível que utiliza. Os manuais de instrução dos veículos indicam aditivos e as quantidades que podem ser aplicadas.
       Outro componente que tem sua importância exponenciada durante o inverno é a bateria. Como as partidas são mais difíceis e podem levar algum tempo, é interessante fazer testes da carga, principalmente se ela já apresentou algum problema de descarga alguma vez.
        Para facilitar, é importante não dar a partida do carro com outros componentes elétricos ligados (faróis, rádio, luzes, ar-condicionado). É recomendável também ver se os conectores das baterias estão limpos e bem apertados e verificar o nível de água nos modelos que não são selados, completando com água específica, do tipo destilada, em caso de baixo nível. Outro componente que precisa ser testado é o alternador, uma vez que é o responsável por recarregar a bateria.
      Para os carros com carburador, a utilização do afogador é importante durante os dias frios para a partida e também durante algum tempo, para que o motor consiga atingir a temperatura de funcionamento mais rapidamente. Em virtude dessa temperatura ideal para funcionamento, inclusive, o motorista não deve exigir muito do carro enquanto ele estiver frio. Além do motor, componentes como câmbio, transmissão, suspensão e freios demoram um tempo para chegar ao seu estado ideal de funcionamento. Verificar se as mangueiras do sistema de arrefecimento não estão ressecadas também é importante.
      O ar-condicionado do carro precisa ser ligado uma vez por semana, pelo menos por cinco minutos, mesmo com o frio. Outras dicas são mais básicas, como conferir as palhetas dos limpadores, pois a chuva é comum nesta época do ano. Ter o reservatório do esguicho sempre preenchido é imprescindível, já que, sempre antes de ligar o limpador, é bom esguichar água para amenizar o contato da borracha com o vidro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário